Empresário de Fábrica: Você conhece as indicações de aplicação e descarte para fluídos de corte? E as consequências ambientais causadas pelo manuseio inadequado? Saiba tudo agora!

Quem trabalha com usinagem de metais, sabe da importância dos fluidos de corte. Alguns empresários que estão montando suas fábricas precisam também entender a importância desse tipo de fluido, suas indicações, com descartá-los de maneira correta e quais as consequências que eles podem promover ao meio ambiente.  

Os procedimentos de usinagem podem envolver força, vida útil de ferramentas e equipamentos, temperatura do corte e muito mais. Para melhorar esse processo, o fluido de corte é utilizado.

Você vai saber mais sobre isso, a partir de agora!

O que são fluidos de corte?

De maneira simples, são líquidos ou gases que devem ser aplicados no material que está passando pelo processo de usinagem ou em ferramentas, com o objetivo de melhorar a operação do corte.

Por exemplo, máquinas e equipamentos que utilizam as Fresas Especiais Metal Duro, precisam de fluidos de corte para funcionar perfeitamente, aumentando sua vida útil e promovendo o melhor desempenho na realização do trabalho.

Quais são as suas principais funções?

Como seu objetivo é facilitar o trabalho de usinagem, suas principais funções são:

·         Proteger;

·         Refrigerar;

·         Lubrificar;

·         Limpar.

Esses fluidos protegem as peças da oxidação. Em sua grande maioria, os fluidos de corte são aplicados diretamente na ferramenta e também no material, diminuindo o atrito e esfriando a ferramenta. Por este motivo, é que são conhecidos também como lubrificantes e refrigerantes.

Esse fluido pode ser gasoso, líquido ou sólido e está dividido em três categorias:  fluido de corte químico, óleos integrais e óleos solúveis.

Principais propriedades de fluidos

Alguns fluidos têm propriedades que podem ser antioxidantes, antiespumantes, antidesgaste, anti-solda, além de absorver o calor.

Cada fluido é indicado para um processo de usinagem, por isso, é fundamental conhecer cada um e suas indicações para que o uso seja feito de maneira correta sem prejudicar o meio ambiente.

Como o manuseio inadequado pode prejudicar o meio ambiente?

Os fluidos de corte podem ajudar muito no processo de usinagem e melhorar significativamente a produtividade e qualidade desses processos. Mas o manuseio inadequado do fluido de corte pode prejudicar muito o meio ambiente.

Esses fluidos são produtos químicos que caso entre em contato com o solo, rios e águas, podem causar muitos problemas de saúde para a população, animais e outros seres vivos. Sendo assim, é fundamental escolher o melhor modo de fazer o descarte.

Como fazer o descarte correto desses fluidos?

O descarte desses fluidos pode ser feito de dois modos. O primeiro é por meio de um processo de reaproveitamento que ocorre nas grandes fábricas e indústrias, onde há uma estação de tratamento que limpa o fluido e devolve-o para ser utilizado novamente no processo de usinagem.

A segunda forma é procurar empresas especializadas para fazer a coleta desses fluidos. Cada estado brasileiro tem uma empresa responsável por esse serviço, autorizada por órgãos fiscalizadores.

Quando uma empresa autorizada recolhe esses fluidos, seu descarte se dá por meio da incineração ou seguem para um aterro sanitário, no entanto, todo o processo de descarte é feito de forma a não contaminar o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *