Confira 4 dicas de ações sociais para fazer no seu local de trabalho

Muitas empresas promovem ações sociais para o bem de seus colaboradores e também para o bem da comunidade. Muitas pessoas não entendem o motivo de grandes empresas fazerem algum tipo de ação, mas os benefícios para o empreendimento são muitos.

Algumas ações sociais contribuem muito para aumentar a autoestima dos empregados, além de melhorar a produtividade em equipe. Outro benefício é que a empresa ganha grande destaque em meio a concorrência.

Se você é empreendedor veja agora 5 dicas de ações sociais que você pode fazer na sua empresa e também fora dela.

Faça campanhas de voluntariado

As campanhas de voluntariado são uma das formas mais comuns de dar um retorno à comunidade beneficiada. Nessas campanhas é possível fazer algum trabalho para a população em geral, aproveitando a especialidade de alguns de seus colaboradores.

Sua empresa pode fazer um serviço voluntário em alguns ambientes como asilos, orfanatos, em locais para animais abandonados ou em qualquer ONG.

Mas para isso é preciso usar as roupas adequadas de acordo com o ambiente. Por exemplo, digamos que você trabalhe numa empresa na área da saúde. Ao fazer o serviço voluntário, providencie que todos usem jaleco, máscara de proteção e touca protetora.  

Crie atividades recreativas para o público

Algumas empresas possuem áreas que podem ser usadas para momentos recreativos. Você pode usar esses espaços para proporcionar atividades recreativas para a comunidade em dias específicos.

Sua empresa pode oferecer o espaço para eventos como apresentação cultural ou disponibilizar o espaço para eventos como reuniões para alcoólicos anônimos. Sua empresa também pode oferecer o espaço para servir de ponto de coleta.

Há muitas formas de usar algum espaço que sua empresa tem para o benefício de outros e isso contribui muito para sua marca.

Faça alguma ação de responsabilidade ambiental

Outra ação social que sua empresa pode fazer em favor dos colaboradores e de outros da região é quanto à responsabilidade ambiental.

Você pode realizar ações para ensinar e informar seus colaboradores quanto ao uso de alguns produtos que há no ambiente de trabalho como, por exemplo, copos descartáveis, papel, sacos plásticos e garrafas pets.

Ensiná-los sobre o impacto que esses produtos têm no meio ambiente é uma ação social muito efetiva. Além de ajudar seus colaboradores sobre a importância da conscientização, sua empresa também estará contribuindo para melhorar o meio ambiente.

Você pode providenciar especialistas no assunto, como ambientalista, para explicar de forma clara os transtornos que más atitudes podem causar e quais mudanças são necessárias.

Crie uma biblioteca comunitária

Já imaginou sua empresa sendo reconhecida por criar uma biblioteca comunitária? Sua empresa tem uma?

É cada vez mais comum as grandes empresas investirem em espaços e itens para leitura para seus funcionários. Esses livros, revistas e outros podem ser sobre o mesmo ramo da empresa, a mesma área que o funcionário atua ou sobre qualquer outro assunto.

A biblioteca é um ambiente que incentiva a leitura, os estudos e a imaginação. É uma forma de deixar o funcionário mais descontraído em seu intervalo, melhorando a sua produtividade. Além do funcionário, a comunidade também ganha com a biblioteca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *