Saiba quais são os benefícios da grama sintética para o meio ambiente

Durante o projeto de um espaço que necessita de um gramado, a grama sintética para jardim é sempre uma opção viável, além de ser uma prioridade. E isso se dá porque dentre os seus benefícios estão a manutenção acessível, baixa abrasividade, antichamas, facilidade de limpeza, durabilidade etc. 

No entanto, ainda é uma dúvida para muitas pessoas se a grama sintética decorativa pode realmente trazer benefícios para o meio ambiente, principalmente por ser um substituto da grama natural. 

Porém, o que muitos não sabem, é que ao contrário do gramado natural, a grama sintética, além de ser um produto que se mantém com a mesma aparência verdejante por muito mais tempo, não oferece riscos de alergia e mantém o ambiente sempre limpo, podendo ser instalada em qualquer ambiente, seja em um campo, em um jardim ou qualquer outro local.

Então, se você deseja saber mais, continue lendo a seguir e saiba quais são os benefícios da grama sintética para o meio ambiente.

Responsabilidade ambiental

Algo muito positivo que temos vivido nos últimos tempos, é que os debates sobre sustentabilidade têm crescido cada vez mais e tido cada vez mais visibilidade, principalmente em ambientes corporativos ou grandes construções. 

O meio ambiente tem sofrido cada vez mais ao longo dos anos, o que nos traz a responsabilidade de pelo menos tentar reverter esse quadro fazendo nossa parte.

E é por causa dessa consciência que entra em debate a presença do gramado sintético em campos, quadras e residências. Por isso, conheça abaixo algumas alternativas de teor sustentável ao fazer uso da grama sintética:

Reciclagem

Quando falamos em meio ambiente e sustentabilidade, a reciclagem é uma das partes mais importantes e requisitadas sobre o assunto. E a utilização da grama sintética, mesmo que muitos pensem o contrário, é bem mais sustentável que a grama natural, pois evita desperdício de água (que será algo que falaremos mais a seguir).

Mas falando de reciclagem em si, hoje em dia, muitos materiais utilizados na fabricação dos gramados possuem características sustentáveis também.

Aterro

Para uma instalação correta da grama sintética, o ideal é que o aterro seja profundo para enterrar o material. Dessa forma, em prol do meio ambiente, é inibida a proliferação de possíveis degradações ambientais. 

Ou seja, a grama sintética possui benefícios sustentáveis não apenas em seu material, mas também na instalação, com elementos externos. 

Água

Como foi dito anteriormente, a grama sintética proporciona uma redução significativa no uso de água. Por ser sintética, ela não precisa de irrigação como a grama natural, o que auxilia na economia de água, que é tão importante para o meio ambiente quanto os outros aspectos da natureza.

Portanto, o único contato que o material tem com algum tipo de líquido, além da chuva, é na hora da limpeza — que, por sua vez, é mais facilitada e pode ser aplicada com uma periodicidade média. 

Essa economia de água gera benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o bolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *