Saiba agora as normas ambientais que toda a empresa de desentupimento em tubulações deve respeitar!

Você certamente já deve ter visto alguma empresa de desentupimento realizando um serviço e deve ter se perguntado: ‘Para onde vai todo esse material coletado?’. Essa é uma dúvida de muitas pessoas, principalmente daquelas que se preocupam com o meio ambiente.

Mas você sabia que essas empresas, para funcionar, precisam seguir algumas normas ambientais? Nesse ramo, as empresas de desentupimento precisam seguir à risca o que os órgãos competentes determinam sobre o que é benéfico ou maléfico para o meio ambiente.

Neste artigo você vai saber mais sobre as normas ambientais e muito mais. Confira!

O que são as normas ambientais?

Para quem não sabe, as normas ambientais nada mais são que instrumentos legais que estabelecem e regem a qualidade ambiental por meio do gerenciamento da poluição, ou existência de contaminação.

Essas normas são recomendadas e exigidas por toda empresa que, de uma certa forma, pode impactar o meio ambiente.

Por que as empresas desentupidoras precisam segui-las?

As empresas de desentupimentos precisam seguir essas normas ambientais, especialmente as desentupidoras, que funcionam durante 24 horas, uma vez que a limpeza das tubulações e esgotamento de esgoto, precisam ser feitos com muito cuidado para evitar que o mau manuseio ou a má higienização nos imóveis, causem algum tipo de problema de saúde.

As doenças causadas pelo mau manuseio desses efluentes, pode vir do próprio imóvel do cliente, como também de um solo contaminado.

Quais são as normas ambientais que as empresas de desentupimentos precisam seguir?

Para uma empresa de desentupimento, há duas normas ambientais que devem ser respeitadas. A primeira é a NBR 7229.

Constituída em 1993, essa norma está relacionada diretamente com tanques sépticos, ou como é conhecida, as fossas. Essa norma informa tudo sobre projeção e construção desses tanques. Além disso, ela determina os parâmetros específicos dessas estruturas.

A outra norma ambiental que deve ser respeitada é a NBR 13969. Constituída em 1997, aborda como os efluentes dos tanques ou do encanamento devem ser descartados. Essa norma foi criada principalmente para as empresas desentupidoras, para que façam o descarte do material corretamente.

Como saber se a empresa de desentupimento é licenciada?

Antes de fazer a contratação de uma empresa de desentupimento, você pode verificar o documento da última fiscalização, ou seja, a licença de operação. Toda empresa precisa ter essa licença para funcionar e, a mesma, é renovada de tempos em tempos através de uma fiscalização dos órgãos competentes.

Cuidados na hora de escolher uma empresa desentupidora

Algumas pessoas se preocupam apenas com o preço de desentupimento na zona leste SP, poucas procuram saber se a empresa está de acordo com as normas ambientais. Essa atitude muitas vezes é devida a desconfiança de que aqui no Brasil, as leis não são cumpridas como deveriam.

Mas ao contratar uma empresa de desentupimento para fazer um serviço em seu imóvel, procure saber se a mesma está atuando de forma legal, cumprindo as exigências dos órgãos competentes. Além disso, você também pode procurar saber quais os valores que a empresa preza com respeito ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *