Algumas pessoas não relacionam o yoga com o meio ambiente, mas ambos têm tudo a ver. E não falamos isso apenas pelo fato da prática do yoga acontecer em locais abertos, geralmente, em parques ou praias, mas por causa do conceito de tal atividade.
Os yogis são pessoas mais conscientes de suas ações e também de seu consumo, devido a isso, o impacto na natureza é menor, preservando o meio ambiente. Você vai saber mais sobre isso neste artigo. Continue lendo!
Qual a relação do yoga com o meio ambiente?
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais ansiosas, por causa disso, vivem com alguns sintomas como tontura, dores pelo corpo, com tensão muscular, enjoadas, com muito apetite, entre outros. Sem falar na perturbação da mente, problemas para se concentrar, aprender, noites em claro, nervosismo e muito mais.
No meio ambiente, há uma troca de energia entre as plantas, microorganismos, seres humanos e animais. No oriente, a ansiedade é interpretada também como uma troca de energia, ou seja, prejudicando a nós mesmos e o nosso relacionamento com os outros.
A ansiedade é o medo que temos do futuro e ela pode influenciar negativamente em todos os seres vivos que tem ao nosso redor. Já o yoga, nos ajuda a relaxar a mente por nos concentrarmos no hoje, no presente.
Dessa forma podemos tomar atitudes e fazer escolhas conscientes que irão contribuir positivamente para o meio ambiente.
Como a meditação aproxima a pessoa do meio ambiente?
Quando meditamos ficamos mais próximos de nós mesmos, logo passamos também a valorizar cada aspecto da natureza como, por exemplo, as árvores, o pôr-do-sol, o mar, os animais principalmente.
Outra coisa também que passamos a valorizar é a respiração, uma vez que o yoga trabalha essa área, que influencia todo o nosso organismo. Por este motivo, o Yogi vai evitar consumir e comprar coisas que prejudicam o meio ambiente como, por exemplo, alimentos ultraprocessados, embutidos, entre outros.
Como a prática do yoga pode ajudar o meio ambiente?
A prática do yoga ajuda não apenas a pessoa, mas também o meio ambiente.
Muitos alimentos só deixam a pessoa mais ansiosa e ainda polui o meio ambiente, tanto na hora de produzi-los quanto na hora do descarte. Além disso, através de um estado ansioso, muitos compram coisas como sapatos, roupas, bebidas alcoólicas, que geralmente geram muito gás carbônico para serem produzidos.
Sendo assim, praticar yoga pode sim ajudar com o meio ambiente por tornar as pessoas mais conscientes de suas ações, valorizando mais a natureza, para receber boas energias.
O que cada um pode fazer para contribuir com o meio ambiente?
Independente de praticarmos yoga ou ioga que é o certo, podemos fazer a nossa parte para contribuir com o meio ambiente. Adotar uma alimentação mais saudável já é um bom começo. Além de contribuir com o sistema ecológico, também vai favorecer a nossa saúde.
Também podemos utilizar transportes mais sustentáveis como, por exemplo, a bicicleta que não emite gás carbônico. Além de consumir recursos naturais de forma mais consciente como a água e a energia.