Saiba agora porque o problema da falta de saneamento é um dos principais propagadores de doenças infecciosas!

As doenças infecciosas são causadas por diversos motivos, porém, um dos principais causadores é a falta de saneamento básico. Essas condições causam diversas doenças não apenas por meio de contato direto, mas também, através de mosquitos e pragas urbanas como ratos e baratas.

Neste artigo, você vai ver como a falta de saneamento básico aqui no Brasil pode trazer diversos problemas, especialmente na saúde.

Como a falta de saneamento básico impacta na economia brasileira?

Enquanto um infectologista em São Paulo e particular, ganha dinheiro com atendimentos por causa de doenças provocadas pela falta de saneamento, outras áreas são afetadas e isso impacta significativamente na economia do país.

Por exemplo, por causa da falta de saneamento, muitas empresas não são abertas, já que o local não é apropriado para receber pessoas ou para o tráfego de veículos. Isso fica mais evidente quando vemos nas periferias, pequenos empreendedores fechando as portas de seus negócios, porque o esgoto corre a céu aberto, em frente de seus estabelecimentos, afugentando os clientes.

Grandes empresas também sofrem com a falta de saneamento aqui no Brasil. Com estradas esburacadas, muitas vezes de barro, fica impossível obter bons lucros com os veículos a todo momento precisando de reparo e manutenção, com os alagamentos em períodos de chuva e com a dificuldade de acesso para os clientes.

Com menos empresas funcionando no Brasil, a receita para os cofres públicos também será menor.

Principal propagador de doenças infecciosas

Esse é um dos principais malefícios que a falta de saneamento pode causar para a população brasileira e mundial. Países em que o esgoto é tratado, a qualidade de vida é muito melhor, e a quantidade de pessoas doentes em hospitais por agentes infecciosos é pequena.

Muitas doenças infecciosas são potencialmente mortais, por isso, é fundamental que as pessoas adotem medidas de prevenção para não serem contaminadas.  

Principais doenças causadas pela falta de saneamento

Há muitas doenças infecciosas que podem ser transmitidas através do contato com o esgoto. Muitas vezes, os alimentos já são vendidos contaminados. Além disso, a água para consumo, na maioria das vezes, também já está contaminada, quando é distribuída para os lares. Confira agora as principais doenças infecciosas causadas pela falta de saneamento.

Esquistossomose

Uma das doenças que mais acometem indivíduos que moram em locais onde não há saneamento básico é a esquistossomose. Sua transmissão se dá quando uma pessoa entra em contato com água doce, ou seja, quando toma banho de rio e, neste local, há caramujos infectados por agentes causadores da doença, ou contaminados por fezes e urina de humanos que estejam infectados também.

A doença se manifesta por meio de irritação na pele, febre, dor de cabeça, calafrios, dor na barriga e articulações, além de dores musculares.

Poliomielite

Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma das doenças causadas pela falta de saneamento básico. Essa doença infecciosa e contagiosa que pode afetar crianças e adultos, deixando sequelas permanentes como, por exemplo, a paralisia dos membros inferiores.

Sua transmissão se dá através de alimentos e água contaminadas, ou através do contato com uma pessoa portadora do poliovírus. Somente a vacina pode impedir que uma pessoa seja contaminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *