A copa do mundo é um evento que reúne as pessoas de todos os países em um só lugar, o país sede. Neste ano de 2022, a copa do mundo será sediada no Catar, país da península árabe que possui temperatura muito alta durante todo o ano.
Por causa da temperatura, a copa este ano será realizada no mês de novembro, quando o calor é menor nessa região, beirando os 50°C. Além disso, a FIFA solicitou para o país sede, que o evento fosse o primeiro a promover a sustentabilidade.
Dadas as circunstâncias, o Catar precisou fazer um bom planejamento para cumprir com a solicitação e implementar a sustentabilidade nas suas construções. Será que eles conseguiram? O que dizem os especialistas? Vamos saber mais sobre isso!
Copa do mundo sustentável
O grande desafio de muitos países é realizar uma copa do mundo com métodos sustentáveis, no entanto, o Catar parece ser o primeiro país que adotou medidas significativas nesse sentido. Veja agora alguns pontos importantes da primeira copa do mudo sustentável.
Estádio desmontável
O maior problema de alguns países que são sorteados para sediar a copa do mundo são os estádios. Muitos países não possuem tantos times de futebol para adotar um estádio no padrão FIFA. Por isso, a maioria fica abandonada e o espaço territorial perdido.
Isso não será problema para os catarenses, pois os estádios foram construídos com uma tecnologia de ponta, que permite o desmonte após o final da copa.
Por exemplo, o estádio 974 com capacidade para 40 mil pessoas será todo desmontado depois da realização do evento. Outros, como o estádio Lusail, serão transformados em centros comunitários.
Materiais recicláveis
Outra questão interessante dessa copa sustentável é que a maioria dos estádios foram construídos com materiais recicláveis. Por exemplo, o estádio Al Bin Ali foi construído com materiais de outros estádios que já existiam e foram demolidos. Outro exemplo é o estádio 974, sua estrutura externa foi toda construída com contêineres utilizados na construção.
Energia solar
A energia solar também é destaque nesta copa sustentável. Eles desenvolveram uma usina de energia de 800MW. Essa medida vai diminuir a emissão de carbono, já que um dos compromissos desse evento é zerar a emissão de CO². Ainda falando sobre a medida ‘zero carbono’, os ônibus no Catar durante a copa serão elétricos.
Água reutilizada
As águas do Catar são dessalinizadas para se tornarem águas doces. Toda água no país é reutilizada e durante a copa não será diferente. O reuso será usado para irrigação da grama e das áreas verdes, entre outros pontos.
O que dizem os especialistas?
Se te pedissem um palpite copa do mundo em relação a esse assunto, o que você diria? Se a sua resposta foi positiva, acertou!
A maioria dos especialistas está satisfeita com os resultados alcançados até aqui pelos organizadores. A copa do mundo no Catar tem uma estrutura sustentável de dar inveja a qualquer outro país. Só precisamos esperar para ver isso na prática. A copa do mundo terá início no dia 21 de novembro e seu término será no dia 18 de dezembro.