Empreendedorismo e Meio Ambiente: Um guia baseado nas transformações digitais

Existem pessoas que levam ideais ao extremo e vivem dessa maneira, mesmo num mundo onde precisamos ponderar sobre tudo e todos. É o caso de mega empresários que pensam que pelo lucro vale tudo, até passar por cima da vida de pessoas e de animais que vivem em alguma floresta ou área de proteção ambiental. 

Da mesma forma, existem também os ambientalistas que não enxergam um mundo onde possa se unir a preservação ambiental e o capitalismo.  Graças a tecnologia e a boa vontade de muitas pessoas, estamos vivendo numa época de transformação onde é possível sim, ver a união de uma consciência de cuidado com o meio ambiente aliado ao empreendedorismo. 

Nesse artigo vamos ver alguns ótimos exemplos de atitudes que estão sendo feitas por algumas empresas ao redor do mundo e que podem te ajudar a mudar também o seu conceito sobre sustentabilidade!

Saiba da sua responsabilidade ambiental 

Todos nós enquanto cidadãos temos o dever de preservar o meio ambiente e apoiar as iniciativas sustentáveis. A ideia de proteger os recursos naturais, para que sempre possamos ter acesso a eles não deve ser algo que seja prioridade só de alguns. 

Por isso, foi criado através de uma iniciativa coletiva de empresas, o selo de sustentabilidade ecológica, que identifica uma empresa que possui práticas verdes e preza não só pelo seu lucro, mas também contribui para devolver um proporcional para a natureza.

E cada vez mais existe uma revolução digital onde as empresas de diversos tamanhos e tipos estão adotando iniciativas sustentáveis.

Reduzindo a emissão de gases

Uma empresa que vem dando exemplo positivo é a Philips, que preza pelo objetivo de minimizar o consumo de energia de seus produtos, enquanto investe em tecnologia que ajude a geração atual, mas sem prejudicar as futuras gerações.

Recentemente, a Philips foi nomeada líder da indústria pela sua campanha de redução de gases estufa. Essa preocupação com o meio ambiente tem dado exemplo a outras empresas sobre como ser capitalista sem comprometer nada – ou quase nada – a sustentabilidade. A empresa também vem se esforçando em adotar materiais recicláveis na composição de seus produtos.

A importância da reciclagem 

A Coca-Cola tomou consciência de sua responsabilidade ambiental, quando estipulou a ambiciosa meta de coletar e reciclar o equivalente às garrafas e latinhas que vendeu em todo o mundo até 2030! 

Outra meta bastante revolucionária é devolver ao meio ambiente o dobro de água que foi utilizada na fabricação de seus refrigerantes. E não é de se admirar, pois essa companhia é conhecida também pelo seu marketing verde.

Seu negócio sendo amigo do meio ambiente

Mas não confunda as coisas. Você também pode adotar uma iniciativa onde sua empresa seja amiga do meio ambiente. Para entender melhor o cenário do local onde fica a sua empresa, procure por iniciativas sustentáveis e ambientais que contemplem a sua região. 

Se você não pode estar envolvido diretamente em algum ato onde exige manejo de resíduos, ao menos, destinar uma quantia de recursos para doações de ONGs pode ser a atitude certa. Faça sua parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *